quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quer comprar um Dell? CUIDADO! Você pode fazer uma péssima escolha

A regra é básica, mas não custa relembrar: Vai fazer uma compra? Pesquise muito antes!

No caso da Dell, não deixe que o belo sotaque do Sul ou a simpatia aparente das vendedoras façam você fechar uma compra “relâmpago” da qual pode vir a se arrepender amargamente depois.

Quando for entrar em contato pelo televendas ou chat para fazer uma cotação, faça um registro do que você perguntou e quais foram as respostas dadas. Tire todas as suas dúvidas! Anote o nome da atendente.

Digo isso porque certamente você vai receber muitas informações antes de fechar o negócio que vai descobrir só depois que não eram verdadeiras. Muitas dessas informações são passadas ERRADAS justamente para enaltecer a empresa e você acabar fechando o negócio. Aí, depois que você fechar o negócio vai descobrir que não pode mais falar com a pessoa que lhe fez a venda.

Daí pra frente comece a rezar. E tenha paciência!

Pesquisa

No caso de você ter feito a pesquisa e optado por comprar um computador da Dell, bem, reveja suas cotações e considerações. De duas uma: ou você já fez alguma coisa errada na sua pesquisa pra dar esse resultado ou vai fazer agora ao fechar negócio com a Dell.

Fique atento! Há diferença no preço de vários produtos entre o site de vendas da empresa e o televendas.

Observe que a Dell "recomenda" que você faça um mau negócio:

Se for adquirir junto com uma máquina: R$ 445

Se for adquirir separado: R$ 359

Um monitor, mesmo modelo e tamanho, pode apresentar uma diferença de quase 100 reais. E isso é diferença de preço dentro do próprio site, nem é em relação ao televendas.

Quer mais dois exemplos? Mouse e teclado sem fio, mesmo modelo, apresentaram uma variação de cerca de 77 reais. Estabilizador, mesmo modelo, variou cerca de 22 reais entre o preço do site e do televendas.

Prazos

O prazo de entrega da Dell é muito superior ao de outras empresas.

Por exemplo, se eu tivesse optado por comprar um computador da HP – além de poder comprar em diversos locais, sejam lojas físicas ou virtuais -, no caso de compra pela internet, eu receberia o equipamento em até 5 dias úteis (prazo estabelecido para a minha região). Na Dell, o prazo para a minha região ficou em 12 dias úteis.

Mas isso pode variar pra mais, dependendo da forma de pagamento.

Quem faz compras pela internet ou televendas sabe que o pagamento por cartão de crédito é o método mais fácil e rápido, em alguns casos é praticamente instantânea a confirmação de pagamento. Mas não na Dell. Uma vez que a empresa diz ter um sistema antifraude próprio, o que impede que a aprovação – mesmo autorizada pela empresa de cartões – seja automática.
Ou seja, mesmo comprando com cartão você não terá sua compra liberada se não passar o período de 2 dias úteis. Quando não mais.
O que já não ocorre com o pagamento por boleto bancário, que emite o aviso de pagamento até nas primeiras horas do dia seguinte ao pagamento.

Status do Pedido

Quando você fecha a compra, a atendente lhe informa e envia por email o número do seu pedido. Com o qual diz que você pode verificar passo a passo o andamento da sua compra.

No caso da Dell é praticamente inútil esse sistema, uma vez que há uma defasagem de cerca de 24 horas.

Acessórios

Uma coisa é comprar assessórios dispensáveis como mochila, teclado sem fio, HD externo... E outra é comprar um estabilizador, um monitor ou algum componente indispensável para o uso do equipamento.

Não sei explicar o porquê, mas na Dell você faz uma compra e ela é fatiada.

O maior problema nisso está quando alguém compra um computador e também de um estabilizador ou no-break, mas só vai receber este indispensável equipamento pra poder ligar o seu computador uma semana depois.

É mais ou menos como comprar um carro e receber o estepe semanas depois.

Há alguma lógica ou justificativa pra alguém comprar um estabilizador/no-break JUNTO com o computador e receber semanas depois?

Atendimento

O atendimento da Dell não é dos melhores, mas piora muito depois que você fecha o negócio. Se você precisar retornar, tiver alguma dúvida, quiser verificar o andamento do seu pedido, vai precisar ter muita paciência. Você será tacado de um lado pro outro.

Reze pra não precisar ligar. Se ligar, não vai conseguir resolver o problema, se não conseguir vai reclamar do atendimento, aí quando você se queixa do atendimento recebe a indicação de enviar sua queixa pelo site, uma espécie de ouvidoria. Ninguém sabe explicar em que parte do site é, mas se você for esperto e fuçar no site vai descobrir um ícone “Problemas não resolvidos” junto ao Fale Conosco.

Vai ver um formulário com uma mensagem que coloca a empresa a disposição para retornar o contato em até um dia útil. Sorria, você está sendo enganado mais uma vez.

No meu caso, tentei o contato por este formulário na sexta-feira (18), já se passam mais de três dias úteis e eu continuo esperando o prometido contato.

Aí você recorre ao Twitter da Dell, que provavelmente é administrado por alguma agência de publicidade e não pela própria empresa. Lá recebe informações vazias e padronizadas.

No meu caso foi ainda pior, reclamei e disse que faria esse post, informei que daria espaço para a empresa se pronunciar e solicitei então contato de preferência com a assessoria de imprensa.

Na segunda-feira, 21, encaminho email para a G&A Comunicação que, 2 dias depois, se resumiu a encaminhar o caso para o atendimento pós-vendas da Dell, setor do qual eu já tinha entrado em contado diversas vezes nos dias anteriores.

Qualidade

Essas e outras situações ocorridas e nem citadas aqui me remetem ao primeiro contato que fiz com a Dell quando iniciei minha pesquisa atrás de um novo computador.

Ouvi por diversas vezes da atendente que queria me vender um equipamento que a Dell era uma empresa séria, de qualidade, com produtos diferenciados, com bom atendimento, com suporte técnico diferenciado... uma ladainha que é até irritante, mas que você quando não é cliente ainda acaba acreditando.

Ficha corrida

Só no Procon SP houve um aumento de 460% no número de reclamações contra a Dell na comparação do ano de 2009 com 2010.

No site de Reclame Aqui existe, até o momento, 5866 reclamações contra a Dell. Dessas, apenas 8% das reclamações foram respondidas pela empresa, as outras 5399 foram simplesmente ignoradas.


Será que com as situações narradas acima, que nem incluem todos os fatos ocorridos, a Dell é mesmo uma boa empresa?


Foi concedido à Dell Computadores do Brasil o espaço para se pronunciar e, como esperado, informou que abdica de seu direito de resposta.




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